Uma vez realizada a mudança e com todos os bens embalados e já no local de destino, vem o mais complicado: desembalar e dispor cada coisa em seu lugar na nova moradia.
A primeira atitude que devemos ter em mente é de que devemos manter a calma acima de tudo. Pensando e agindo assim, mais cedo ou mais tarde todo o trabalho estará terminado e o melhor – sem estresse.
Depois que o caminhão de mudança chega ao novo endereço, começa a segunda parte do trabalho: desembalar, desempacotar, voltar a montar os móveis e instalá-los na nova morada.
Um trabalho realmente fatigante, porque supõe fazer o mesmo que fizemos dia ou dias atrás, porém em ordem inversa.
Primeiramente, retirarmos tudo do caminhão de mudança com muito cuidado.
É possível que algum bem tenha sido danificado durante o transporte.
Pode ocorrer a quebra de algum espelho valioso, por exemplo.
Se você ou a empresa de mudança fez seguro do conteúdo da mudança, não se preocupe.
Comunique à seguradora qualquer prejuízo que tenha tido resultante de alguma avaria em seus bens durante o transporte.
Uma vez removidos todos os pacotes, móveis e objetos diversos do caminhão de mudança para a casa em que vai morar; se você listou o conteúdo de cada caixa, não vai ser difícil nem demorado colocar tudo no respectivo lugar.
Basta levar, em primeiro lugar, as caixas para os cômodos de acordo com o que elas contêm.
Louças, talheres, panelas e similares para a cozinha. Cortinas, tapetes, almofadas para a sala. E por aí afora!
Obviamente, o mais difícil será dispor a mobília.
Nos novos ambientes. Porém, se antes você fez um esboço com as medidas das peças (cômodos) do imóvel no qual vai morar, tudo ficará muito fácil.
O trabalho de descarregar a mudança pode durar mais ou menos tempo, dependendo do tamanho do imóvel e do número de pacotes para desempacotar.
Como na primeira fase da mudança (a embalagem), você tem que ser paciente e pensar que, depois de algumas horas, tudo vai acabar e os objetos estarão instalados sem maiores problemas.
Autor: O. Seca, Editor-chefe.